quinta-feira, 28 de abril de 2011

Regulamento Três Tambores 2011



A Comissão Organizadora define, através deste o regulamento oficial da Prova dos Três Tambores, conforme segue:

1 – A Prova dos Três Tambores será realizada em data, horário e local definidos pela
Comissão Organizadora e acatado por todos os participantes, podendo sofrer
alterações de acordo com as necessidades da organização, devendo para isto
comunicar antecipadamente os competidores.

2 – A Prova dos Três Tambores será disputada em duas categorias:

I – Categoria Jovem = para competidores até 15 anos de idade ;

II – Categoria Adulto = para competidores com 15 anos ou mais.

3 – As inscrições poderão ser realizadas antecipadamente ou na data da competição a partir das 10 horas junto à Comissão Organizadora no local da prova até antes do início da mesma.

4 – A taxa de inscrição é: R$100,00 (cem reais)  devendo a mesma ser paga no ato da inscrição em dinheiro vigente no País.



5 – Cada competidor poderá concorrer com até 3 (três) animais por categoria, sendo
que somente será premiado um conjunto com menor tempo. Cada inscrição por
animal dará direito a 1(uma) passada. sendo considerado, para efeito de
classificação, a de menor tempo.

6 – O percurso deve ser medido com exatidão. Se o espaço disponível for insuficiente para obediência à distância padrão, diminuílas, então, de 4,5 metros por vez até que o percurso caiba na pista. Do tambor número três até a linha de chegada não necessidade de diminuir a distância; desde que, entre essa linha da parada (cerca da pista), haja pelo menos vinte e cinco metros de distância. Deverá ser deixado espaço suficiente(mínimo de quatro metros) entre os tambores e qualquer obstáculo existente na pista.

7-Seria recomendável para realização desta prova uma pista nas medidas de 40 mx 90 metros.

8- A linha de partida e de chegada deve estar visivelmente demarcada e nela será assinalado o ponto correspondente à metade da distância entre os tambores um e dois.As linhas demarcatórias das linhas de partida e chegada ficarão espaçadas à pelo menos cinco metros de cada lado, do ponto demarcado.

9- Os tambores devem ser os usualmente utilizados para combustível, de duzentos litros de capacidade, devem estar absolutamente vazios, livres no solo, em pé, pintados com cores que os tornem perfeitamente visíveis. Os tambores poderão ter seu bordo superior encapados com pneus ou outra forma de proteção, a fim de evitar traumatismo nos cavalo e concorrentes.

10- Haverá um juiz principal, os auxiliares cronometristas e um auxiliar de partida e de chegada.

11- É permitida a partida a todo galope. A contagem do tempo se iniciará no momento em que o focinho do cavalo cruzar a linha de partida e terminará quando o focinho do cavalo cruzar a linha de chegada. O cavaleiro deverá cruzar a linha de partida e chegada entre as balizas demarcadoras. S e o cavalo ultrapassar a linha de chegada com qualquer parte do corpo pelo lado de fora, será desclassificado.

12- Ao sinal do juiz, o cavalo correrá para o tambor um, passando pela esquerda do mesmo, completará uma volta de aproximadamente de  360º em torno; dirigir-se-á então, para o tambor número dois, passando pela direita do mesmo, e completará uma volta de 360º; segue então para o tambor três, passando pela direita do mesmo, e faz outra volta de mais ou menos 360º, e dispara para linha de chegada.  

13-O percurso poderá ser realizado em sentido inverso. O cavaleiro poderá se dirigir ao tambor número dois virando para a esquerda, seguir para o número um virando para a direita e por último para o número três, também virar para a direita.

14- Erro de percurso e queda do cavaleiro desclassifica o concorrente. Cada tambor derrubado pelo cavaleiro ou animal será penalizado em cinco segundos.Considera-se erro de percurso, passar pelas linhas de largada ou chegada durante o percurso; errar o lado do tambor e não corrigi-lo antes do próximo. Se o competidor ultrapassar a linha de chegada pelo lado de fora, ele será desclassificado.

15- É permitido ao cavaleiro tocar com as mãos o tambor.

16- Se dois competidores derrubarem o mesmo número de tambores ou cometerem o mesmo número de faltas, será vencedor aquele que fizer o trajeto em menor tempo. Da mesma forma, se os dois concorrentes derrubarem mais de um tambor, será desclassificado aquele que derrubar o menor número de tambores.

17- Se um concorrente derrubar um ou mais tambores e não tiver erro de percurso, vencerá do seu concorrente que fizer erro de percurso.

18- Após o início das provas, somente poderão adentrar a pista os concorrentes chamados. Os demais concorrentes deverão permanecer em silêncio, fora da pista, em local determinado pelo juiz da prova aguardando seu chamado.

19 – No ato da inscrição o competidor menor de 18 anos deverá apresentar documento oficial de identidade.


20– Cada competidor deverá apresentar o G.T.A. – Guia de Transporte de Animais e o
resultado final do exame de A.I.E. – Anemia Infecciosa Eqüina e Atestado Sanitário.

21 – As competições terão início impreterivelmente às 12 horas. Após o início as inscrições automaticamente serão encerradas. 

22 - A embocadura será livre de acordo com regulamento da ABQM. Não haverá baias para os animais.

23 – A ordem de entrada dos conjuntos dos conjuntos, será definida pela
Comissão Organizadora.

24 – Cada competidor terá somente 1 (um) minuto para adentrar a foto-célula.

25 – No caso de empate, o desempate será feito com mais uma passagem na pista apenas dos conjuntos empatados.

 26 - Será declarado o vencedor o competidor que, apresentar o menor tempo cronometrado oficialmente.

27 – Na premiação da etapa, somente serão premiados os trios do 1º ao 5º lugares. As premiações serão estabelecidas e a cargo da Comissão Organizadora
. 28 – Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Comissão
Organizadora.

29 – A inscrição do competidor significa a aceitação total e incondicional do presente
Regulamento.

30-Este Regulamento está sujeito ao Regulamento do I Campeonato de Team Penning Juiz de Fora e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário